Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Av. Senador Salgado Filho, 1559, Tirol, CEP 59015-000, Natal-RN. Fone: (84) 4005-2681. E-mail: geman64rn@gmail.com
CNPJ – 07.950.092.0001/56 – COMDICA Nº 128 – CONSEC Nº 082
Projeto de Responsabilidade Social do IFRN – Portaria Nº 354/2008/DG/CEFET-RN
Utilidade Pública Municipal – Lei nº 6009 – 01/12/2009
quinta-feira, 3 de março de 2011
GEMAN-64º/RN VENCE O JOTA/JOTI 2010 NA CATEGORIA RADIOAMADORES CLASSE G ESTADUAL
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
UNIVERSIDADE DE CABO VERDE ORGANIZA OFICINA DE PERCUSSÃO PARA LEIGOS MINISTRADA POR EX-ESCOTEIRO DO GEMAN-64º/RN
Com a intenção de divulgar a música percussiva e dar a conhecer os ritmos difundidos no Brasil, o percussionista e compositor do Grupo KIZAMBE - Sami Tarik (Ex-membro juvenil, e atualmente Contribuinte registrado do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos), elaborou uma oficina que visa apresentar noções rítmicas brasileiras em um conceito moderno.
A Casa da Música da Uni-CV (Universidade de Cabo Verde), gerida pelo Núcleo de Música da Universidade, convidou o artista a vir a Cabo Verde para ministrar essa oficina que se enquadra no programa de actividades que pretendem realizar, “atividades de sensibilização e aproximação à música e do seu estudo do dia-a-dia das pessoas e da dinâmica da cidade”.
Com aproximadamente uma hora e meia de duração, a oficina propõe a execução de ritmos brasileiros aliados a conceitos electrónicos. O objetivo é a interação com o público e amantes da música percussiva, impulsionando os participantes a expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
A oficina preza o trabalho em equipe, utilizando como instrumento a música, que desenvolve além da sensibilidade, qualidades como concentração, coordenação motora, destreza do raciocínio, sociabilização, disciplina pessoal, equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram para a boa formação do indivíduo.
Sami Tarik Martins, natural de Recife(Brasil), é um jovem percussionista que começou o seu estudo musical através de oficinas ministradas no Laboratório de Música do CEFET/RN. Cursou ainda bateria na Escola de Música Santa Cecília na cidade de Natal. O músico mostra quem os seus ritmos e seu universo temático são amplos, mas a sua base estética está fincada na “nordestinidade”.
Realizou ou ainda realiza trabalhos com a Orquestra Sinfónica do Rio Grande do Norte, a Camerata de Flauta do CEFET, o grupo Café do Vento e vários cantores e compositores.
GEMAN-64º/RN INICIA AS ATIVIDADES DE 2011 COM VAGAS ABERTAS PARA NOVOS MEMBROS
Após recesso de dois meses devido às festividades de final de ano e as férias escolares, o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos (GEMAN 64º/RN), projeto de responsabilidade social do IFRN e tetracampeão do prêmio Nacional Grupo Padrão Ouro e, mas recentemente do Prêmio Aurélio Azevedo Marques, além de ser grande parceiro do GEOTRILHAS/RN, retornou as suas atividades na manhã deste sábado dia 05 de fevereiro.
Durante a primeira reunião do ano, foi realizado a Roca de Conselho, destinada ao Ramo Lobinho, e as Assembléias de Tropas para os ramos Escoteiro e Sênior, onde membros juvenis participaram da elaboração do calendário 2011 do grupo.
Dentre as reivindicações que foram aceitas pelos membros juvenis, a diretoria juntamente com a chefia do grupo decidiu em trabalhar foi focado em atividades ligadas a Modalidade do Mar, além de fazer um trabalho focado para as conquistas de Distintivos Especiais para os membros juvenis. Também ficou ajustado o número de acampamentos organizados pelo grupo, que será o mesmo do ano passando, onde foram contabilizados quatro acampamentos, sendo um JOTA/JOTI (Jamboree Virtual). Ainda sobre as atividades externas, estão inseridos dentro planejamento, a participação nos acampamentos regionais de ramo, sendo A Grande Caçada (Ramo Lobinho); ARRE (Ramo Escoteiro); Aventura Sênior (Ramo Sênior) e ELO, realização de acantonamentos e bivaques, além dos Cursos de Formação de Monitores para ambos os ramos, Curso de Formação Escotista e Cursos Técnicos para os membros da chefia.
O grupo está com vagas abertas para novos integrantes, com idades entre seis a dezoito anos, em todos os ramos (Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro), bastando os interessados procurarem o Departamento de Extensão do IFRN de segunda a sexta no horário comercial, ou ainda nos dias de reuniões do grupo, que acontecem todos os sábados também no IFRN. Maiores informações é só ligar no telefones 4005 2681 e 8828 9339.
GEMAN-64º/RN COMEMORA A CONQUISTA DO PRÊMIO AURÉLIO AZEVEDO MARQUES 2010.
E para a alegria do Projeto GEOTRILHAS/RN, o seu maior parceiro, o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos foi um dos 14 Grupos Escoteiros premiados a nível nacional.
O objetivo foi alcançado devido aos incansáveis esforços de toda a Diretoria e Chefia do grupo, que conta também com o trabalho voluntário de membros do GEOTRILHAS/RN, para oferecer atividades dinâmicas e atraentes nas áreas de Educação Ambiental e do ensino da Geografia.
A entrega dos Troféus Aurélio Azevedo Marques (nome do primeiro Escosteiro Brasileiro) e dos Troféus Destaque, será efetuada durante o Congresso Nacional Escoteiro, a ser realizado na cidade de Brasília nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2011.
Confira a premiação completa.
Unidades Escoteiras Locais classificadas que receberão o TROFÉU PRÊMIO AURÉLIO AZEVEDO MARQUES 2010:
Grupo Escoteiro Coelho Neto 001 – Maranhão
Grupo Escoteiro do Ar Maj Brigadeiro Newton Braga 016 – São Paulo
Grupo Escoteiro Iguassu 036 – Rio Grande do Sul
Grupo Escoteiro Henrique Castriciano 052 – Rio Grande do Norte
Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos 064 – Rio Grande do Norte
Grupo Escoteiro Caiapós de Sertãozinho 338 – São Paulo
Unidades Escoteiras Locais classificadas na PREMIAÇÃO ESPECIAL que receberão o TROFÉU
DESTAQUE PRÊMIO AURÉLIO AZEVEDO MARQUES 2010
CATEGORIA “A”
1º Colocado – Grupo Escoteiro do Ar Santos Dumont 017 – Paraíba
2º Colocado – Grupo Escoteiro Marista Irmão Dionysio Tonial 301 – Rio Grande do Sul
3º Colocado – Grupo Escoteiro Regimento Guararapes 014 – Pernambuco
CATEGORIA “B”
1º Colocado – Grupo Escoteiro São Sebastião 007 – Rio Grande do Norte
2º Colocado – Grupo Escoteiro Guia Lopes 017 – Rio de Janeiro
3º Colocado – Grupo Escoteiro Gilwell Park 022 – Pará
CATEGORIA “C”
1º Colocado – Grupo Escoteiro Guayporé 186 – São Paulo
2º Colocado – Grupo Escoteiro Bragança Paulista 305 – São Paulo
Dirigente do GEMAN visita Jamboree Panamericano
A Diretora Administrativa do Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos visitou o Jamboree Panamericano realizado nos dias 18 a 23 de janeiro, no Jardim Botânico em Assunção capital do Paraguai, que contou com a participação dos escoteiros da Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai.
Maria Soares aproveitou a oportunidade para se confraternizar com os escoteiros do Mar, além de “cambiar pañoletas” (trocar lenços escoteiros) com os irmãos latinoamericanos, trazendo quatro exemplares portenhos que a partir de agora fazem parte do acervo de lenços do GEMAN - 64º/RN.
1º Curso de Formação de Monitores Escoteiros contou com a participação do Diretor Técnico do GEMAN na Equipe de Formação
Aconteceu nos últimos dias 29 e 30 de janeiro, nas dependências do Complexo Educacional Henrique Castriciano, sede do grupo escoteiro de mesmo nome, o 1º Curso de Formação de Monitores promovido pela Região Escoteira do Rio Grande do Norte. O curso foi voltado para jovens com idades entre 11 a 14 anos pertencentes ao Ramo Escoteiro, e contou com a participação de cerca de 50 jovens dos grupos escoteiros da capital e interior, além de grupos da Paraíba. Durante o curso, os jovens utilizaram o Sistema de Patrulhas (método utilizado no movimento escoteiro) para executarem as tarefas propostas.
Foram dois dias bastante produtivos, onde os membros juvenis puderam trocar experiência entre os grupos mais antigos e mais novos, além de aprenderem novos conteúdos para serem aplicados em seus grupos escoteiros de origem.
GEMAN-64º/RN DE LUTO PELA MORTE DO SEU ILUSTRISSIMO COMPANHEIRO GERALDO BELO MORENO
Ainda sobre seu fantástico trabalho no remo potiguar, Seu Geraldo abriu as portas do clube para o escotismo da Modalidade do Mar, quando então o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos utilizou as dependencias físicas, e a carga de conhecimentos técnicos sobre o esporte remo olimpico que o ex-atleta possuia, para realizar um modulo do primeiro CTMAR(Curso Técnico de Arráis Amador e de Formação de Chefes da Modalidade do Mar) do Norte/Nordeste. Além de disponibilizar o clube para a prática de Remo Olímpico para os membros juvenis.
O velório ocorreu por toda a manhã e tarde na sede do seu clube de coração, localizado na rua Chile, no bairro da Ribeira, que contou com a presença de famíliares, amigos, atletas e dirigentes do esporte, autoridades, e representações do 64º GEMAN/RN, e do Grupo GEOTRILHAS/RN. Já ocorreu na tarde do mesmo dia no Cemitério Parque de Nova Descoberta.
Sem dúvida, não ficará só órfão apenas os atletas e amantes do Remo Olímpico potiguar, mais sim todos os desportistas, e escoteiros que viam na figura do Sr. Geraldo Belo Moreno, um exemplo de dedicação e disciplina para atingir seus objetivos.
GEMAN & GEOTRILHAS/RN PRESENTES NO ASA 2011
Durante os dia 13 à 16 de janeiro, aconteceu no municípios de Caicó/RN o ASA (Acampamento Scouts Anual) 2011, promovido pelo 30º Grupo Escoteiro do Ar Caiacós, que contou com a participação com cerca de cem participantes divididos entres os Ramos Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro, além dos Escotistas e Dirigentes. Foram quatro dias de intesas atividades, onde os jovens puderam por em prática todos os conheceimnetos adquiridos durante o ano de 2010.
O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos, atendendo ao honroso convite dos Dirigentes do 30º GEARC, participou do evento com uma delegação composto por um Escoteiro, um Sênior e o Escotista Geotrilheiro Lázaro Freire da Costa, que ficou encarregado das atividades envolvendo Cartografia.
A atividade proposta envolvendo o Ramo Sênior, foi uma jornada de 14 Km, partindo do centro da cidade de Caicó, até o açude Itans, onde os jovens durante todo o percursso, foram confeccionando uma carta do trajento contendo metragem de ponto a ponto, e os azimutes dos principais pontos notáveis .
Segundo o Geotrilheiro, “O uso da bússola é de fundamental importância no Movimento Escoteiro, por ser tratar de uma alternativa que os membros podem utilizar para deixar suas atividades de jornadas mais atrativas, ao mesmo tempo em que paralelo com a diversão, pode-se ministrar alguns conceitos da área, fazendo com que os jovens se interessem mais pelo estudo da Geografia.”