CNPJ – 07.950.092.0001/56 – COMDICA Nº 128 – CONSEC Nº 082

Projeto de Responsabilidade Social do IFRN – Portaria Nº 354/2008/DG/CEFET-RN

Utilidade Pública Municipal – Lei nº 6009 – 01/12/2009

domingo, 25 de abril de 2010

LANÇAMENTO DE FLORES AO MAR É REALIZADO NA CAPITANIA DOS PORTOS


A cerimonia contou com cerca de 50 escoteiros do mar do Rio Grande do Norte e Paraíba

Em comemoração aos 100 anos do escotismo do mar no Brasil, o 64 GEMAN organizou o tradicional Lançamentos de Flores ao Mar, evento este que homenageia os militares da Marinha do Brasil, que no dia 17 de abril de 1910, a bordo do Encouraçado Minas Gerais, trouxeram da Inglaterra os primeiros uniformes e manuais da filosofia escoteira para o nosso país.

Este ano o evento foi realizado na Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, tendo uma grande colaboração e participação ativa dos militares da Marinha, que além do cerimonial da bandeira, ofereceu todo o apoio necessário para realização da homenagem. A Inter TV Cabugi fez a cobertura completa da homenagem, dedicando uma matéria exclusiva sobre o evento, e da história do escoteiros do mar, em seu principal telejornal. O RN TV 2º Edição.

O evento contou, além da participação do 64 GEMAN, com os grupos escoteiros do mar 5º Grupo Escoteiro do Mar Humberto Lustosa, e do nosso coirmão paraibano, 1º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso. Vale salientar que o lançamento de Flores ao Mar é um evento aberto a todos os grupos escoteiro do mar do Rio Grande do Norte, os quais, foram devidamente convidados, mas que infelizmente, por motivo de força maior não fizeram-se presente a homenagem.

A organização do Lançamento de Flores ao Mar teve a coordenação dos chefes do 64 GEMAN Augusto Serrano, e Maria Soares, que conduziram com maestria todo o evento, desde o planejamento, com a organização de todo o apoio logístico para receber os grupos escoteiros do mar do Rio Grande do Norte em o da Paraíba, com a oferta de pernoite, jantar, café da manha e uma feijoada no Sport Club de Remo, até a execução, com as devidas homenagens de lançamento de flores e placas comemorativas.

O sábado ainda foi repleto de atividades náuticas, com práticas de remo olímpico do Sport, e uma visita a Base naval de Natal, em que os grupos tiveram a oportunidade de visitar o barco Guaíra.

Agradecemos a colaboração de todos o presentes, ao Capitão-de-Fragata Alan Kardec Mota, Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, ao Capitão-de-Corveta Cleber Ribeiro da Silva, Diretor da Comunicação Social do 3º Distrito Naval, ao Diretor Presidente do 1º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso da Paraíba, Adan Guerreiro Caju, ao Diretor Presidente do 5º Grupo Escoteiro do Mar Humberto Lustosa, Maquir Moreira, e do Presidente do Sport Club de Natal, Geraldo Belo Moreno.


CERIMÔNIA



Confira a Carta do CONAMAR

Carta do CONAMAR Rio de Janeiro, 17 de abril de 2010

Aos irmãos Escoteiros de todo o Brasil,

Na qualidade de COORDENADOR NACIONAL DA MODALIDADE DO MAR dirijo-me a todos vocês para lembrar a data de hoje: 17 DE ABRIL DE 2010 ligando-a a um fato marcante da História do Escotismo Brasileiro. A fim de ser didático, “comecemos pelo começo”:

- No começo do século XX a Marinha do Brasil decidiu construir, em estaleiros ingleses, dois encouraçados, dois cruzadores e seis contratorpedeiros. As construções se iniciaram em 1908 e alguns militares, Oficiais, Sub-oficiais e Sargentos alugaram residências e seus familiares passaram a morar em Londres durante a realização das construções.

- O Escotismo nasceu na Inglaterra em 1907 com o nome Scouting for Boys e, rapidamente, foram criados Grupos Escoteiros em muitas cidades, inclusive Londres. Vários Sub-oficiais brasileiros residentes na Inglaterra, e que tinham filhos com idade adequada para serem Escoteiros, os inscreveram em grupos locais e passaram a ser os primeiros brasileiros a fazerem a Promessa em inglês, e a praticar o Escotismo na sua fase original! O primeiro deles foi o jovem Aurélio Azevedo Marques, filho do Sub-oficial Amélio de Azevedo Marques que passou a ser o primeiro Boy Scout do Brasil. Seu pai passou a ser o líder do grupo de colegas militares com filhos Boys Scouts. A maioria servia a bordo do Encouraçado Minas Gerais e alguns deles adquiriram uniformes usados pelos escoteiros ingleses e os trouxeram para o Brasil.

- O imponente Encouraçado MINAS GERAIS, na sua viagem de regresso ao Brasil, cruzou pela primeira vez a barra da Baia da Guanabara, pela entrada do Porto do Rio de Janeiro, no dia 17 do mês em curso de 1910.

Os sub-oficiais que haviam descoberto o escotismo, prontamente, com notícia em jornal, fundaram o centro de boys scouts do Brazil na rua do chichorro 13, bairro do catumbi. Na porta existe uma placa, alusiva ao evento, colocada pelo centro cultural do movimento escoteiro.

Nesta data, em todos os grupos de escoteiros do mar em atividade no Brasil, realiza-se a singela homenagem de lançamento de flores ao mar com o pensamento voltado para os militares que, no passado remoto, guarneceram os navios da memorável esquadra brasileira de 1910 e que, no seu bojo proporcionou a pronta chegada do escotismo no Brasil.
Carlos Borba


Confira a Programação

Evento Lançamento de Flores ao Mar


7h30min. – Concentração em frente a Capitania dos Portos

7h50min. – Formação para o Hasteamento da Bandeira

8h00min. – Hasteamento da Bandeira

8h15min. – Homenagem à Marinha do Brasil

– Leitura da carta do CONAMAR pelo dirigente Adan Guerreiro Caju,Diretor Presidente do 1º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso da Paraíba.

– Entrega de lenços ao Capitão-de-Fragata Alan Kardec Mota Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte e ao Capitão-de-Corveta Cleber Ribeiro da Silva.

- Entrega de quadro da CPRN ao dirigente do 64º Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos Maria Soares de Macêdo;

– Entrega da Placa pelo escotista, cabo reformado da Marinha do Brasil o Sr. Julio Antonio do Rosário;

8h40min. – Lançamento de Flores ao Mar

9h10min. – Lanche

Nenhum comentário:

Postar um comentário