Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Av. Senador Salgado Filho, 1559, Tirol, CEP 59015-000, Natal-RN. Fone: (84) 4005-2681. E-mail: geman64rn@gmail.com
CNPJ – 07.950.092.0001/56 – COMDICA Nº 128 – CONSEC Nº 082
Projeto de Responsabilidade Social do IFRN – Portaria Nº 354/2008/DG/CEFET-RN
Utilidade Pública Municipal – Lei nº 6009 – 01/12/2009
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
ANIVERSÁRIO DOS 163 ANOS DA CAPITANIA DO PORTOS DO RN, CONTA COM A PRESENÇA DO GEMAN
Convidado pelo Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, o Capitão-de-Fragata Alan Kardec Mota, o Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos, participou dia 23 de setembro, da cerimônia em comemoração ao 163º aniversário da Capitania dos Portos e ao Dia Marítimo Mundial, instituído com o tema: "2010: Ano do Marítimo", onde a Organização Marítima Internacional homenageia 1,5 milhões de marítimos - homens e mulheres de todo o mundo – em reconhecimento a valiosa contribuição dos homens do mar para o bem-estar de todos nós.
Em 1845, atendendo aos anseios da época, pela necessidade de controle oficial no intenso movimento marítimo e fluvial e por reivindicação dos Governantes das Províncias, o Imperador D. Pedro II, através do Decreto nº 358, de 14 de agosto daquele ano, determinou que fosse criada em cada Província Marítima que houvesse necessidade, uma Capitania dos Portos.
No Rio Grande do Norte, a Capitania dos Portos é a mais antiga Organização da Marinha, criada pelo Decreto nº 539, de 03 de outubro de 1847, extinta pelo Decreto nº 680 de 07 de julho de 1850 e reativada pelo Decreto nº 1944 de 11 de julho de 1857. Dentre as várias mudanças ocorridas foi a criação das duas Agências Macau e Mossoró através do Decreto nº 12886 de 20 de fevereiro de 1918.
Desde 1881, a Capitania dos Portos se estabeleceu no prédio situado à Rua Junqueira Aires 414, antiga Rua da Cruz onde atualmente funciona a Capitania das Artes, tendo sido transferida para sua atual sede em 18 de dezembro de 1972, onde ocupa um local considerado adequado, em função de sua localização às margens do Rio Potengi.
A solenidade contou com a presença de Militares das outras OM, da Base Naval, da Estação de Rádio. O Comandante do 3º Distrito Naval foi representado pelo Diretor do Hospital Naval e participaram da programação composta pela execução do Hino Nacional, leitura da Ordem do Dia, onde foi lida a mensagem do Secretario da Organização Marítima Internacional homenageando o Marítimo, homenagem aos 163 anos da Capitania sob a condução do Capitão dos Portos do RN, e a entrega de certificado a civis e militares homenageados. Por último, foi servido um coquetel aos convidados, sendo feita em paralela o registro fotográfico dos presentes.
GEMAN PARTICIPA DE DESFILE CIVICO EM PARNAMIRIM/RN
O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos – GEMAN-64/RN, a convite da Prefeitura Municipal de Parnamirim, participa do desfile cívico-militar, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.
Com o tema “Parnamirim: nas asas do desenvolvimento, compromisso com o social”, as Secretarias de Educação, de Ação Social e de Cultura, promoveu o evento com a participação de mais de 50 instituições entre elas a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Bombeiros e Escoteiros do Mar, além das escolas municipais, estaduais e privadas.
O desfile aconteceu no sábado passado, dia 04 de setembro, na Avenida Pastor Vieira Régis, marginal a BR-101, no conjunto Cohabinal.
CAMPANHA DE COMBATE AO FUMO PROMOVIDA PELO GEMAN É MATERIA DO DIÁRIO DE NATAL
Em dia contra o fumo, escoteiros tentam trocar cigarros por balas
Diário de Natal - Caderno Cidades
Segunda, 30 de agosto de 2010
O difícil combate ao cigarro
Em dia contra o fumo, escoteiros tentam trocar cigarros por balas, mas não obtêm muita adesão dos fumantes
Muitos fumantes tiveram a oportunidade de trocar o característico odor no hálito causado pelo cigarro pelo doce sabor de uma bala de menta, oferecida por um grupo de escoteiros durante uma mobilização ao longo da Praia do Forte, Zona Leste de Natal, ontem pela manhã. Porém, segundo a organizadora do evento, Maria Soares, poucos foram os que atenderam à sugestão, que foi uma forma de conscientizar as pessoas para os problemas causados pelo fumo e educar as crianças sobre o tema, durante o Dia Nacional Anti-Tabagismo, comemorado neste domingo. Ao final, os escoteiros montaram uma fogueira simbólica com os poucos cigarros que conseguiram trocar.
Grupo queimou o pouco tabaco que conseguiu coletar com banhistas na Praia do Forte, Zona Leste de Natal
Para Maria Soares, a ideia era simples: os escoteiros, com idade entre sete a 75 anos, ofereciam as balas e, em troca, exigiam que os populares que frequentavam a Praia do Forte ontem lhes entregassem um cigarro. Com essa intenção, o grupo escoteiro do mar Artífices Náuticos, com 25 de seus integrantes, saiu ao longo da praia sugerindo o escambo, por volta das 8h de ontem. A brincadeira, porém, segundo ela, foi frustada. "Poucos quiseram participar. Reclamavam do preço, alegando que o cigarro custa 15 centavos, enquanto que a bala apenas 5. Outros diziam que o confeito podia causar diabetes. Com essa doença, pelo menos, pode-se conviver saudavelmente. Pior é o câncer de pulmão, provocado pelo fumo, que causa tantas mortes anualmente".
Ao fim da mobilização, já nas proximidades do Forte dos Reis Magos, o grupo de escoteiros fez uma pequena e simbólica fogueira com os 10 cigarros que conseguiram arrecadar. Apesar do resultado bem abaixo do esperado, os escoteiros e seus pais ficaram satisfeitos com a mobilização. O funcionário público federal Márcio Lopes, 45 anos, considera importante a participação das crianças nessa atividade. "É bem instrutiva, pois os incentiva, desde cedo, a não consumirem o cigarro, tão prejudicial à saúde". Seu filho, o estudante David Vasco Lopes, 9 anos, também acredita ter feito sua parte na luta contra o tabagismo. "Serviu para as pessoas saberem como preservar seus pulmões e não morrerem de câncer". Ele foi um dos que conseguiram realizar a troca. "Pude trocar as balas por três cigarros".
Fonte:http://www.uebrn.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=253:em-dia-contra-o-fumo-escoteiros-tentam-trocar-cigarros-por-balas&catid=1:latest-news&Itemid=73
GEMAM ORGANIZA OFICINA DENTRO DO IV ENCONTRO DOS AMIGOS ESPECIAIS
O Grupo Escoteiro do Mar Artífices Náuticos, participou deste último dia 28 de agosto, do Evento: IV Encontro dos Amigos Especiais "Sou como você: diferente", promovido pelo Grupamento de Fuzileiros Navais da cidade do Natal.
O objetivo do evento foi promover a integração dos deficientes, divulgação das instituições que trabalham com estes jovens à sociedade e ser um momento e oportunidade de realizar uma atividade de cultura e recreação para os moradores dos arredores do Grupamento.
O GEMAN, ficou encarregado de montar algumas vivências do cotidiano em que os deficientes físicos passam. O intuito era dar a oportunidade as outras pessoas, em setirem essas dificuldades, servindo para que haja uma maior concientização sobre os direitos dos deficientes físicos.
O objetivo do evento foi promover a integração dos deficientes, divulgação das instituições que trabalham com estes jovens à sociedade e ser um momento e oportunidade de realizar uma atividade de cultura e recreação para os moradores dos arredores do Grupamento.
O GEMAN, ficou encarregado de montar algumas vivências do cotidiano em que os deficientes físicos passam. O intuito era dar a oportunidade as outras pessoas, em setirem essas dificuldades, servindo para que haja uma maior concientização sobre os direitos dos deficientes físicos.
X AJURI NACIONAL DOS ESCOTEIROS DO MAR
Ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar. Evento organizado pela Direção Nacional dos Escoteiros da Modalidade do Mar.
O GEMAN-64º/RN marcou presença no evento, com a representação da Chefe Maria Soares, que encontrou com o nosso grande Chefe César, que agora navega pelos mares da capital fluminense. Ambos, assim como centenas de escoteiros do mar de todo o Brasil, puderam debate sobre os rumos da modalidade no mar no pais, bem como, puderam se qualificar ainda mais, com o proposito de colocar em prática nos seus grupos de origem.
Confira com foi detalhadamente os três dias de evento.
O dia 27 de julho marcou a chegada ao "X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar". Os ônibus buscaram os participantes nos aeroportos do Rio e rodoviária.
Chegando a Base da Esquadra Brasileira, os Escoteiros do Mar foram recebidos calorosamente pelos nossos irmãos da Marinha do Brasil.
As 16 hs os chefes Marcelo Motta, Cesar dos Santos e Andre Torricelli ministraram um seminário sobre a aplicação do CTMAR para os Chefes na intenção de dirimir duvidas e prepará-los para realizar tais cursos a técnicos, adequadamente, em seus grupos. Participaram cerca de 50 chefes de escoteiros do mar.
As 20 horas, iniciou-se a Solenidade de Abertura com o hino nacional cantado, seguido de uma oração enviada pelo Chefe Djalma Ribeiro, lida pela sua neta, escoteira do 2º GEMAR Marcilio Dias, da Bahia. Na sequência o CONAMAR Carlos Borba deu inicio a solenidade e passou a palavra para o seu adjunto, Ch. Andre Torricelli que pediu que todos permanecessem firmes para cantar em coro o "Ra-ta-plan do Mar". Dando prosseguimento ao cerimonial os pioneiros Robson e Jackeline, do 10º GEMAR RJ foram chamados a falar sobre a sua preparação para a viagem no próximo dia 30 aos EUA, onde representarão o Brasil na copa mundial de escoteiros do mar. Em seguida receberam o lenço da UEB para representarem o Brasil. Em seguida o pioneiro Andre Garcia Lemos do 7º GEMAR Benevenuto Celini foi agraciado com a distinção da Insígnia de B-P, tendo feito ao "X Ajuri" uma breve explanação. Também receberam as suas Insígnias de Madeira Dirigente o Ch. Luciano Basili Gabrielli (4º GEMAR RJ) e de Ramo Escoteiro a Ch. Claudia Regina Ferreira, do 116º GEMAR RJ. Finalizando a solenidade, o discurso do representante do "Camaleão".
Logo após houve um breve coktail, e todos se dirigiriam para o descanso no NDDCGD'Avila.
Dia 28 de julho - quarta-feira.
Pela manhã, de quarta-feira, os Escoteiros do Mar tiveram sua alvorada as 06:00 quando fizeram sua higiene pessoal nos banheiros do navio Garcia D'Ávila e seguiram rumo ao rancho para o Café da Manhã.
O cerimonial de Içar a Bandeira foi feito juntamente com o Cerimonial da Base da Esquadra, com o sino juntamente com o silvo. Os Escoteiros do Mar estiveram perfilados desde as 07:45, com seus belíssimos uniformes.
Às 08:30 todos embarcaram no Aviso cedido pela Marinha do Brasil e fizeram um passeio marítimo histórico pela Baia da Guanabara. O orador do passeio era um oficial do Centro Histórico e Cultural da Marinha, contando diversos detalhes da história da antiga capital do país, pelas vias marítimas, tais como Ilha Fiscal, Fortalezas, Ilhas da Marinha e outros.
Após o rancho na Base da Esquadra, os Escoteiros do Mar se dividiram em 2 grupos e foram um para o CAAML "Camaleão", onde tiveram palestras, vistas em cartas náuticas e centros de instrução dos profissionais da Marinha e o outro grupo foi para a Base de Submarinos onde aprenderam bastante sobre o mundo que cerca a realidade dos submarinos de nossa Marinha.
O começo da noite contou com o Encontro dos Pioneiros Insígnia de B-P, realizado na Praça D'Armas cedida pelo Imediato do Navio Garcia D'Ávila para espaço de convivência dos escoteiros.
Às 20:30, no auditório do CAAML, as delegações estaduais apresentaram danças típicas de seus estados, cultura e muita diversão ... desde o Samba do Rio de Janeiro, ao Axé Bahiano, as danças do Norte com o Pará e o Amazonas, as partes culturais com Curitiba e São Paulo, as Tradições Gauchas, as Piadas dos Potiguazes e as Danças Alemãs dos Catarinas. Esta parte foi muito divertida e alegrou também a todos os marinheiros que se fizeram presentes.
A noite foi encerrada com as Cortes de Honra das tropas e com o Conselho de Chefes.
O dia 29 começou com uma atividade histórica. Os Escoteiros do Mar de todo o Brasil visitaram a sua ilha, a Boa Viagem.
O Grande Jogo de Técnicas Marinheiras ocorreu pela orla da praia e na Ilha Boa Viagem. Desde as 10 hs as patrulhas demonstraram seu conhecimento das técnicas como por exemplo lançamento de retinida, CIS, carta náutica, remo, nomenclaturas, entre outros.
No inicio do jogo os Escoteiros do Mar receberam as instruções na sede do 4º GEMAR Gaviões do Mar e foi hasteada pela primeira vez no Castelo Escoteiro o bandeirão dos Esc. Mar, que ficará hasteada até o final do X Ajuri.
No período da tarde houve novo revezamento entre as visitas as bases de submarinos e o "Camaleão".
A noite iniciou-se com o Encontro dos Escoteiros da Pátria enquanto o Jogo Noturno do ramo escoteiro tentou desvendar onde fora escondido o baú dos piratas franceses com o ouro. Por sua vez o jogo noturno dos seniores tinha que construir uma pista de pouso para aviões. Ao mesmo tempo os escoteiros foram ao auditório do "Camaleão" onde assistiram o filme 'Piratas do Caribe 3'.
Para o Clã Pioneiro, a Vigília Nacional teve como tema 'Remar sua própria canoa - quem me navega é o mar'.
As 23 hs, após as Cortes de Honra, houve o Conselho de Chefes.
Fonte: http://www.escoteirodomar.org/
CHEFES DO GEMAN VISITAM O TERMINAL SALINEIRO DE AREIA BRANCA/RN
Atendendo a um honroso convite da CODERN (Companhia Docas do Rio Grande do Norte),e do Projeto GEOTRILHAS/RN, os chefes dos ramos Lobinho e Escoteiro do GEMAN-64RN, partiram na tarde do dia 17 de agosto rumo ao município de Areia Branca, localizado na Costa Branca do Rio Grande do Norte, rumo ao erminal Salineiro da mesma cidade.
O embarque ocorreu às 04h:00 saindo do cais da sede da CODERN, de onde estávamos aguardando a embarcação que nos conduziria ao Porto Ilha. Por volta das 05h:00, partimos juntamente com a equipe de troca do turno, pelo rio Ivipamin, ficando para trás a bela Areia Branca da madrugada, com suas luzes. Sairmos do canal com uma certa dificuldade, pois a maré estava muito baixa e dificultava a navegação da nossa embarcação, que por três oportunidades, quase que encalhava. Ao atingirmos um calado em que a embarcação não teve dificuldades, seguimos para a linha do horizonte, em que a nossa esquerda estava a praia de Upanema, de onde avistávamos o hotel que estávamos hospedados.
Os primeiros raios solares começaram a avermelhar o céu, quando timidamente o astro rei sai diante do horizonte. O mar estava um pouco agitado, e o vento fazia que algumas marolas encontrassem de frente a embarcação. Mas tudo isso era uma diversão para todos. Cada vez mais o porto fica mais próximo, onde pudemos observar a movimentação das barcaças que chegavam para descarregar o sal. No nosso lado esquerdo, havia um navio que estava carregando sal marinho.
Depois de cerca de 2h:30min de viagem, finalmente atracamos no Porto Ilha. Era bastante interessante a estrutura de alvenaria, aço e madeira que formava a base do porto. Subimos pelo elevador, até sermos abordados pela Polícia Portuária que vinha conferir os nossos dados. Fomos recebidos pelo engenheiro do turno, que nos encaminhou ao chefe dos eletricistas – George – que iria nos conduzir pelas instalações do Porto Ilha. Tratamos logo de colocar os capacetes de segurança, e fomos conhecer o porto. George nos levou a parte de descarga do sal das barcaças, onde uma já estava em processo de finalização de descarga. O chefe dos eletricistas nos mostrou a área de ampliação do porto, que atualmente comporta duas barcaças pequenas e que com a ampliação conseguirá receber duas barcaças grandes. Em seguida fomos para o pátio de estocagem, onde todo o sal é estocado, enviado por uma esteira aos navios que atracam. Esta área também será ampliada a sua capacidade, passando de 100 mil toneladas para 150 mil. Com isso, a produção salineiro potiguar e brasileira, poderá concorrer de forma igualitária com o sal chileno.
Em seguida fomos conhecer as instalações internas, em que foi nos mostrado todo aparato de geração de energia, que sustenta às 24 horas por dia de funcionamento do Porto Ilha. Foi durante esta oportunidade, que nos foi revelado o segredo a conservação do porto. Ora: se uma imensa estrutura de aço esta erguida em meio oceano, e além disso, é um local de armazenamento de sal, por que será que ela não enferrujar? O segredo esta numa compensação elétrica, onde os catodos são direcionados por um aterramento, a um único ponto. Associa-se a isto, vários anodos de sacrifício, localizados abaixo da linha d’água, fixados nas estacas de aço. Seguimos com a visita até a passarela de 500 metros de comprimento, por onde passa a esteira que leva o sal para os porões dos navios. Uma estrutura que dava para observarmos o mar por baixo dos nossos pés, e que tinha uma linda vista para Porto do Mangue, e a praia de Ponta do Mel ao fundo. O navio que estava atracado recebendo o sal, e tinha capacidade para 35 toneladas, e estava na finalização do embarque do sal. Regressamos de volta para área de operações, onde acompanhamos ainda o início da operação de descarga de outra barcaça que havia chegado há pouco tempo. Os guindastes que retiravam o sal nos proporcionou um verdadeiro banho de sal grosso, par nos livrar de todo o mau olhado.
Nos despedirmos do George, e após a foto de registro do grupo, embarcamos novamente ao continente, em mais 2h:30 de barco. Ao chegarmos próximo a costa, agora com dia claro, foi possível ver as belas praias de Areia Branca, onde o sertão se encontra com o mar. A imensidão do branco das salinas, também era bastante perfectível durante a nossa chegada, com várias montanhas de sal. Desembarcamos no cais da CODERN, e seguimos novamente para o hotel Costa do Atlântico, onde realizamos o plantio de mais uma muda de sábia, pela “Campanha Trilhando o Verde”. Desta vez a missão ficou a cargo de Graça Cordeiro, que fazia sua estréia nas viagens do projeto GEOTRILHAS/RN. Após o plantio, exatamente às 10h:45 retornamos a Natal, levando consigo várias lembranças desta oportunidade para pouco, e apreciando as belezas das paisagens de Pontal do Mel, que a noite nos tinha tirado.
CURSO BÁSICO ESCOTEIRO - CHEFES DO GEMAN DÃO MAIS UM PASSO NA QUALIFICAÇÃO
Dando continuidade a política de qualificação de seus chefes de ramo, empregado pelo GEMAN-64º/RN, a chefia dos Ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior do grupo, participaram do Curso de Formação Básico Escoteiro, realizado na cidade de Guamaré entre os dias 23 à 25 de julho.
Na oportunidade, os membros chefes Graça, Tânia e Seu Julinho (Lobinhos); Jonatas e Lázaro (Escoteiros) e Márcio (Sênior), puderam adquirir mais conhecimentos da filosofia do movimento escoteiro, que serão de muita importância para a aplicação das atividades entre os membros juvenis nas reuniões de sábado do grupo.
O curso foi realizado em sistema de patrulhas com acampamento, juntando os membros do GEMAN-64º/RN, com os membros do GESP-29º/RN (Grupo Escoteiro São Paulo), da cidade de Guararé, onde os cursantes puderam sentir na pele, como é estar no outro lado da voz de comando, tomando os lugares de seus escoteiros na tropa. Foram abordados temas como o método e princípios escoteiros, espiritualidade, canções, jogos e tradições, como corte de hora e fogo de conselho.
No final do curso, os membros do GEMAN-64º/RN, juntamente com os demais integrantes do grupo escoteiro, e a direção do Curso Básico, realizaram mais um plantio de muda, dando continuidade a Campanha Trilhando o Verde. Uma ação do GEOTRILHAS/RN que objetiva plantar um árvore em cada município visitado pelo projeto.
CENTENÁRIO DO ESCOTISMO É COMEMORADO COM FOGO DE CONSELHO NA CIDADE DA ESPERANÇA
Na noite do sábado, dia 12 de junho, dois dias da data que marcou o centenário da fundação do primeiro órgão de escotismo no Brasil, no dia 14 de junho de 1910, no Rio de Janeiro, os Escoteiros de todo o Brasil se reuniram no Fogos de Conselho, para celebrar o Centenário do Escotismo em nosso país.
Em Natal, o encontro foi realizado na praça da Cidade da Esperança, vizinho a sede do GE São Sebastião. Participaram os grupoes escoteiros de Natal, com a presença de todos os seus membros, de todos os Ramos, dirigentes, além de pais, antigos escoteiros, autoridades e convidados.
Foi uma noite de grande confraternização e demostração do espirito escoteiro.
Assinar:
Postagens (Atom)