CNPJ – 07.950.092.0001/56 – COMDICA Nº 128 – CONSEC Nº 082

Projeto de Responsabilidade Social do IFRN – Portaria Nº 354/2008/DG/CEFET-RN

Utilidade Pública Municipal – Lei nº 6009 – 01/12/2009

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

X AJURI NACIONAL DOS ESCOTEIROS DO MAR



Ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de julho, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar. Evento organizado pela Direção Nacional dos Escoteiros da Modalidade do Mar.

O GEMAN-64º/RN marcou presença no evento, com a representação da Chefe Maria Soares, que encontrou com o nosso grande Chefe César, que agora navega pelos mares da capital fluminense. Ambos, assim como centenas de escoteiros do mar de todo o Brasil, puderam debate sobre os rumos da modalidade no mar no pais, bem como, puderam se qualificar ainda mais, com o proposito de colocar em prática nos seus grupos de origem.

Confira com foi detalhadamente os três dias de evento.

O dia 27 de julho marcou a chegada ao "X Ajuri Nacional dos Escoteiros do Mar". Os ônibus buscaram os participantes nos aeroportos do Rio e rodoviária.

Chegando a Base da Esquadra Brasileira, os Escoteiros do Mar foram recebidos calorosamente pelos nossos irmãos da Marinha do Brasil.

As 16 hs os chefes Marcelo Motta, Cesar dos Santos e Andre Torricelli ministraram um seminário sobre a aplicação do CTMAR para os Chefes na intenção de dirimir duvidas e prepará-los para realizar tais cursos a técnicos, adequadamente, em seus grupos. Participaram cerca de 50 chefes de escoteiros do mar.

As 20 horas, iniciou-se a Solenidade de Abertura com o hino nacional cantado, seguido de uma oração enviada pelo Chefe Djalma Ribeiro, lida pela sua neta, escoteira do 2º GEMAR Marcilio Dias, da Bahia. Na sequência o CONAMAR Carlos Borba deu inicio a solenidade e passou a palavra para o seu adjunto, Ch. Andre Torricelli que pediu que todos permanecessem firmes para cantar em coro o "Ra-ta-plan do Mar". Dando prosseguimento ao cerimonial os pioneiros Robson e Jackeline, do 10º GEMAR RJ foram chamados a falar sobre a sua preparação para a viagem no próximo dia 30 aos EUA, onde representarão o Brasil na copa mundial de escoteiros do mar. Em seguida receberam o lenço da UEB para representarem o Brasil. Em seguida o pioneiro Andre Garcia Lemos do 7º GEMAR Benevenuto Celini foi agraciado com a distinção da Insígnia de B-P, tendo feito ao "X Ajuri" uma breve explanação. Também receberam as suas Insígnias de Madeira Dirigente o Ch. Luciano Basili Gabrielli (4º GEMAR RJ) e de Ramo Escoteiro a Ch. Claudia Regina Ferreira, do 116º GEMAR RJ. Finalizando a solenidade, o discurso do representante do "Camaleão".

Logo após houve um breve coktail, e todos se dirigiriam para o descanso no NDDCGD'Avila.

Dia 28 de julho - quarta-feira.

Pela manhã, de quarta-feira, os Escoteiros do Mar tiveram sua alvorada as 06:00 quando fizeram sua higiene pessoal nos banheiros do navio Garcia D'Ávila e seguiram rumo ao rancho para o Café da Manhã.

O cerimonial de Içar a Bandeira foi feito juntamente com o Cerimonial da Base da Esquadra, com o sino juntamente com o silvo. Os Escoteiros do Mar estiveram perfilados desde as 07:45, com seus belíssimos uniformes.

Às 08:30 todos embarcaram no Aviso cedido pela Marinha do Brasil e fizeram um passeio marítimo histórico pela Baia da Guanabara. O orador do passeio era um oficial do Centro Histórico e Cultural da Marinha, contando diversos detalhes da história da antiga capital do país, pelas vias marítimas, tais como Ilha Fiscal, Fortalezas, Ilhas da Marinha e outros.

Após o rancho na Base da Esquadra, os Escoteiros do Mar se dividiram em 2 grupos e foram um para o CAAML "Camaleão", onde tiveram palestras, vistas em cartas náuticas e centros de instrução dos profissionais da Marinha e o outro grupo foi para a Base de Submarinos onde aprenderam bastante sobre o mundo que cerca a realidade dos submarinos de nossa Marinha.

O começo da noite contou com o Encontro dos Pioneiros Insígnia de B-P, realizado na Praça D'Armas cedida pelo Imediato do Navio Garcia D'Ávila para espaço de convivência dos escoteiros.

Às 20:30, no auditório do CAAML, as delegações estaduais apresentaram danças típicas de seus estados, cultura e muita diversão ... desde o Samba do Rio de Janeiro, ao Axé Bahiano, as danças do Norte com o Pará e o Amazonas, as partes culturais com Curitiba e São Paulo, as Tradições Gauchas, as Piadas dos Potiguazes e as Danças Alemãs dos Catarinas. Esta parte foi muito divertida e alegrou também a todos os marinheiros que se fizeram presentes.

A noite foi encerrada com as Cortes de Honra das tropas e com o Conselho de Chefes.

O dia 29 começou com uma atividade histórica. Os Escoteiros do Mar de todo o Brasil visitaram a sua ilha, a Boa Viagem.

O Grande Jogo de Técnicas Marinheiras ocorreu pela orla da praia e na Ilha Boa Viagem. Desde as 10 hs as patrulhas demonstraram seu conhecimento das técnicas como por exemplo lançamento de retinida, CIS, carta náutica, remo, nomenclaturas, entre outros.

No inicio do jogo os Escoteiros do Mar receberam as instruções na sede do 4º GEMAR Gaviões do Mar e foi hasteada pela primeira vez no Castelo Escoteiro o bandeirão dos Esc. Mar, que ficará hasteada até o final do X Ajuri.

No período da tarde houve novo revezamento entre as visitas as bases de submarinos e o "Camaleão".

A noite iniciou-se com o Encontro dos Escoteiros da Pátria enquanto o Jogo Noturno do ramo escoteiro tentou desvendar onde fora escondido o baú dos piratas franceses com o ouro. Por sua vez o jogo noturno dos seniores tinha que construir uma pista de pouso para aviões. Ao mesmo tempo os escoteiros foram ao auditório do "Camaleão" onde assistiram o filme 'Piratas do Caribe 3'.

Para o Clã Pioneiro, a Vigília Nacional teve como tema 'Remar sua própria canoa - quem me navega é o mar'.

As 23 hs, após as Cortes de Honra, houve o Conselho de Chefes.

Fonte: http://www.escoteirodomar.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário