CNPJ – 07.950.092.0001/56 – COMDICA Nº 128 – CONSEC Nº 082

Projeto de Responsabilidade Social do IFRN – Portaria Nº 354/2008/DG/CEFET-RN

Utilidade Pública Municipal – Lei nº 6009 – 01/12/2009

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CAMPANHA DE COMBATE AO FUMO PROMOVIDA PELO GEMAN É MATERIA DO DIÁRIO DE NATAL


Em dia contra o fumo, escoteiros tentam trocar cigarros por balas

Diário de Natal - Caderno Cidades
Segunda, 30 de agosto de 2010


O difícil combate ao cigarro
Em dia contra o fumo, escoteiros tentam trocar cigarros por balas, mas não obtêm muita adesão dos fumantes

Muitos fumantes tiveram a oportunidade de trocar o característico odor no hálito causado pelo cigarro pelo doce sabor de uma bala de menta, oferecida por um grupo de escoteiros durante uma mobilização ao longo da Praia do Forte, Zona Leste de Natal, ontem pela manhã. Porém, segundo a organizadora do evento, Maria Soares, poucos foram os que atenderam à sugestão, que foi uma forma de conscientizar as pessoas para os problemas causados pelo fumo e educar as crianças sobre o tema, durante o Dia Nacional Anti-Tabagismo, comemorado neste domingo. Ao final, os escoteiros montaram uma fogueira simbólica com os poucos cigarros que conseguiram trocar.

Grupo queimou o pouco tabaco que conseguiu coletar com banhistas na Praia do Forte, Zona Leste de Natal

Para Maria Soares, a ideia era simples: os escoteiros, com idade entre sete a 75 anos, ofereciam as balas e, em troca, exigiam que os populares que frequentavam a Praia do Forte ontem lhes entregassem um cigarro. Com essa intenção, o grupo escoteiro do mar Artífices Náuticos, com 25 de seus integrantes, saiu ao longo da praia sugerindo o escambo, por volta das 8h de ontem. A brincadeira, porém, segundo ela, foi frustada. "Poucos quiseram participar. Reclamavam do preço, alegando que o cigarro custa 15 centavos, enquanto que a bala apenas 5. Outros diziam que o confeito podia causar diabetes. Com essa doença, pelo menos, pode-se conviver saudavelmente. Pior é o câncer de pulmão, provocado pelo fumo, que causa tantas mortes anualmente".

Ao fim da mobilização, já nas proximidades do Forte dos Reis Magos, o grupo de escoteiros fez uma pequena e simbólica fogueira com os 10 cigarros que conseguiram arrecadar. Apesar do resultado bem abaixo do esperado, os escoteiros e seus pais ficaram satisfeitos com a mobilização. O funcionário público federal Márcio Lopes, 45 anos, considera importante a participação das crianças nessa atividade. "É bem instrutiva, pois os incentiva, desde cedo, a não consumirem o cigarro, tão prejudicial à saúde". Seu filho, o estudante David Vasco Lopes, 9 anos, também acredita ter feito sua parte na luta contra o tabagismo. "Serviu para as pessoas saberem como preservar seus pulmões e não morrerem de câncer". Ele foi um dos que conseguiram realizar a troca. "Pude trocar as balas por três cigarros".

Fonte:http://www.uebrn.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=253:em-dia-contra-o-fumo-escoteiros-tentam-trocar-cigarros-por-balas&catid=1:latest-news&Itemid=73

Nenhum comentário:

Postar um comentário